A Novela da Dieta Paleo

calorias

Em outro Post já contei que conheci a Dieta sem carboidratos há muitos anos através do professor De Franco que dava aulas de caligrafia.

Lembro-me que na ocasião, procurei alguma referência bibliográfica que me desse respaldo científico a essa dieta que me parecia bem maluca naquela ocasião, mas não havia nada para ler naquela época ou eu assim pensava pois nada descobri.

No entanto, havia sim algo para ler e eu até tinha o livro em casa e o havia lido quando menino mas como tudo que eu lia era contrário a essa dieta não o levei muito a sério.

Agora que já pratico a Dieta Paleo Simplificada ha bom tempo, redescobri o livro e percebi que ele contém as bases da Dieta Paleo e resolvi compartilhar com você esta história tão interessante.

Os mais modernos e destacados livros sobre nutrição e emagrecimento dos dias de hoje já comprovaram que as calorias nada tem a ver com o processo de engordar, o assunto já foi tratado em tantas obras que não vale a pena retornar a ele agora.

Basta saber que quando fiz a dieta sem carboidratos pela primeira vez, eu comia cerca de cinco a dez mil calorias por dia e emagrecia rapidamente.

Para quem quiser consultar uma obra mais moderna a respeito aconselho a leitura do livro POR QUE ENGORDAMOS do Gary Taubes.

Não vou então abordar esse assunto porque já é um assunto cansado e mais do que comprovado, apenas repito uma de minhas frases padrões: Não é o quanto você come que engorda você, é o que você come.

O livro do Herman Taller que foi publicado em 1961 já começa com algumas considerações que merecem reflexão:

Já no prefácio ele afirma que apenas uma pessoa em vinte tem algum distúrbio glandular que a engorda, todos os demais gordos não podem recorrer a essa desculpa esfarrapada, pois noventa e cinco por cento dos gordos engorda porque come errado e não porque come demais.

E ele, sendo médico, se desculpa afirmando “Os médicos são homens ocupados: nem mesmo os mais dedicados podem estar em dia com todas as últimas pesquisas em todos os vários campos da medicina.”

E ele cita que antes dele o Dr. Alfred Pennington já afirmava isso.

Bom, esse não é o começo da história mas é parte do começo da origem da redescoberta da Dieta Paleo nos tempos modernos.

E o que me constrange e me deixa chateado nessa história toda é que eu sofri com o excesso de peso e com a dificuldade em emagrecer por grande parte de minha vida e poderia ter resolvido o assunto rapidamente se tivesse prestado atenção nesse livro.

O problema é que por ignorância e desinformação ninguém levava esse livro a sério naquele tempo e eu fui um dos ignorantes e desinformados que seguiram a manada de pessoas que não pensavam por si mesmas e que contribuíram para o Nelson Rodrigues pronunciar sua famosa frase que o imortalizou ao afirmar que “Toda a unanimidade é burra.”

Retornaremos ao próximo capítulo dessa novela em meu post de amanhã.

Por você, por sua saúde e por um emagrecimento rápido e eficaz.
                                      Dr. Marco Natali
Seguir os procedimentos básicos é bom,
mas seguir o exemplo de quem já chegou lá é ainda melhor.

Para ver depoimentos de pessoas que emagreceram
clique aqui.

Para saber quem é o Coach Dr. Marco Natali clique aqui.

Divulgue este Blog e esta oportunidade de Consultoria Gratuita para seus amigos e amigas, vamos ajudar a quem precisa.

Deixe um comentário abaixo por favor.

 

Para retornar à página inicial clique aqui.