Como descobri a Dieta Páleo Simplificada?

COMOComo descobri a Dieta Paleo Simplificada?

 Não cheguei a Dieta Páleo no início de minha busca pelo emagrecimento, ela nem havia sido inventada naquele tempo.

Para encontrar a Dieta Páleo Simplificada, primeiro cheguei à Dieta Low Carb.

A Dieta Páleo existe desde 1985 tendo completado 30 anos em 2015 não sendo, portanto, uma dieta recente e nem uma dieta da moda (caso fosse seria passageira).

Há muitos anos em minha juventude eu dava aulas de artes marciais e tinha um aluno em uma de minhas academias em São Paulo que se chamava Evonildo e que tinha uma letra perfeita embora fosse apenas parcialmente alfabetizado.

Surpreso pela bela aparência da letra dele perguntei a respeito e ele me contou que quando morava na cidade de Jequié na Bahia havia feito um curso de caligrafia por correspondência.

Tratava-se do curso de Caligrafia De Franco.

Nessa época eu era assinante da revista Veja e nela eram publicados anúncios da Escola De Franco de Caligrafia, recortei um desses anúncios e fui procurá-lo.

O anúncio dizia: “Você quer ter boa letra?” (Infelizmente não consegui localizar o anúncio no Google).

Descobri a escola De Franco e me inscrevi no curso.

Em pouco tempo fiquei amigo do Professor (o Edison de Franco) e ele me contou que a escola havia sido fundada por seu pai há muitos anos.

Eu o cumprimentei por inserir a foto do pai no anúncio que publicava na revista Veja, mas ele me disse que não era a foto do pai, era uma foto dele mesmo.

Eu comentei que o homem da foto era muito mais gordo que ele e ele me contou que estava fazendo uma dieta especial em que cortava os carboidratos.

Vendo meu interesse ele me trouxe na semana seguinte uma fotocópia de um artigo da revista Seleções do Reader Digest em que havia tomado conhecimento dessa dieta.

Li o artigo, fiz a dieta, emagreci bastante e comecei a pesquisar o assunto, mas não havia internet naquele tempo e não encontrei nada que pudesse ler a respeito mesmo procurando em sebos (livrarias especializadas em livros, raros, esgotados ou simplesmente usados).

Em Outubro de 1963 já havia sido publicado no Journal of American Medical Association nos Estados Unidos um artigo de autoria do Dr. Alfred W. Pennington aconselhando  a eliminação de todo o açúcar e amido da dieta, mas nada havia sido publicado aqui no Brasil.

O assunto não era novo, já havia sido abordado por William Banting exatamente cem anos antes (em 1863).

Aliás os gordos do mundo todo devem uma grande homenagem à família Banting, pois dois membros dessa família são os responsáveis pela descoberta do que realmente engorda as pessoas e a única maneira de conduzir os gordos ao emagrecimento sem que voltem a engordar.

Eles foram os precursores daquilo que em 1985 receberia o nome de Dieta Páleo.

Foi Wiliam Banting que criou a expressão “Comer comida de verdade” e foi ele quem descobriu que os carboidratos engordavam.

WILLIAM BANTING

Mas foi outro membro da família o Frederick Banting que descobriu porque ingerir carboidratos engorda você e todos os demais gordos do mundo.

Ele descobriu a insulina que é mantida em proporções equilibradas por quem pratica a Dieta Páleo, mas se desequilibra no organismo de quem ingere carboidratos.

Hoje já existem estudos que constatam que a pratica assídua da Dieta Páleo elimina o Diabetes tipo 2, graças às pesquisas do Frederick.

FREDERICK BANTING

Mas Deus estava guiando os passos de outro médico em direção a esses fatos já conhecidos há mais de cem anos e mesmo assim pouco divulgados.

Esse médico era o Dr. Robert Clement Atkins.

Em 1963 cem anos depois da publicação do livreto de Banting, estando com cem quilos de peso o Dr. Atkins resolveu colocar em prática o que aprendeu no artigo do Dr. Pennington e emagreceu tanto que passou a indicar essa dieta a seus pacientes.

Sessenta e cinco de seus pacientes emagreceram de tal forma que isso lhe trouxe alguma fama e ele apareceu no The Tonight Show e em 1970 foi entrevistado pela Vogue e seu método passou a ser conhecido por alguns anos como a Dieta Vogue.

Em 1972 ele publicou seu livro que foi um dos grandes bestsellers sobre Dieta em todo mundo.

ATKINS CAPAS

 

Passado alguns anos foi traduzido e publicado no Brasil, até então quase nada havia para se ler sobre o assunto.

A DIETA CETOGÊNICA:

 O fator diferencial das dietas sem carboidratos é que atua sobre o corpo seguindo princípios diferentes daqueles adotados nas dietas de restrição calórica.

Por não ser uma dieta fundamentada em ingestão de carboidratos ela induz o corpo a entrar em cetose e a cetose consome como fonte de energia a gordura ingerida através da alimentação e assim que seja consumida passa a mobilizar e consumir a gordura armazenada no corpo causando rápido emagrecimento.

Os resultados são tão rápidos e marcantes que trouxe grandes adversários ao trabalho do Dr. Atkins e esses adversários tentaram minar o trabalho dele declarando que ele morreu de enfarte, o que é uma mentira, pois ele morreu de uma concussão causada por uma queda (Hematoma Peridural).

Quando pratiquei a dieta cetogênica (mais tarde conhecida como Dieta do Dr. Atkins) o livro dele ainda não havia sido publicado no Brasil.

Emagreci de forma assustadora, cerca de 3 a 5 quilos por semana, mas eu estava praticando uma dieta cetogênica e não uma dieta low carb.

Eu simplesmente me alimentava de carnes e folhas portanto minha ingestão de carboidratos era mínima (mesmo as folhas contendo algum carboidrato).

Deixei de praticar essa dieta, pois temia pelos riscos de comer carne, influenciado pela pirâmide alimentar e pelos ensinamentos errados divulgados pela mídia e por alguns especialistas mal informados.

Eu não me dava conta que a teoria que afirmava que nosso intestino era longo demais e que a carne apodreceria dentro de nós era uma teoria sem fundamentos.

Foi apenas muitos anos depois quando pesquisando a Dieta Paleo vim a saber que a carne que ingerimos é praticamente totalmente assimilada pelo nosso corpo e que as fezes formadas nesse tipo de dieta praticamente contém apenas as fibras das folhas ingeridas.

Desapareceu então o medo das “cadaverina” e “putrescina” que afirmavam estar contidas nas carnes.

A carne vendida no Brasil é das melhores carnes consumidas em todo mundo e assim é por um fator bastante simples: a maioria do gado no Brasil engorda ingerindo capim e não ingerindo grãos transgênicos como em quase todos os demais países do primeiro mundo.

Isso torna a carne consumida no Brasil uma das melhores carnes disponíveis, pois não possui os efeitos deletérios trazidos pelos grãos transgênicos.

Hoje temos grande divulgação das dietas de baixo índice de carboidrato, mais conhecidas na atualidade pelo nome DIETA PÁLEO.

Minha dieta conhecida por Dieta Páleo Simplificada é apenas um das muitas variações desse tipo de Dieta.

Para ver depoimentos de pessoas que emagreceram clique aqui.

Para saber quem é o Coach Dr. Marco Natali clique aqui.

Para que possamos entrar em contato e agendar um horário disponível da Consultoria Gratuita, basta clicar nas palavras em vermelho e enviar seus dados.

A Consultoria Gratuita é realizada em uma sessão on-line de 50 minutos.

          Divulgue este Blog e esta oportunidade de Consultoria Gratuita para seus amigos e amigas, vamos ajudar a quem precisa.

Para retornar à página inicial clique aqui.

 

Participe da discussão

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *