O que o açúcar faz com você (8)

AÇÚCAR7Ingerir açúcar ou carboidratos faz com que você tenha um breve “up” de energia seguido de um profundo “down” de depressão que dura meia hora ou mais para ser resolvido.

Isso é chamado de “o sabor amargo do açúcar” e se você por algum motivo (esquecimento, distração, cansaço ou puro desleixo) deixar de escovar os dentes e for dormir, no dia seguinte vai acordar com a boca amarga.

E o que é pior, essa depressão gerada pela ingestão do açúcar ou do carboidrato vai fazer com que você sinta vontade de comer mais açúcar ou carboidrato, uma vontade quase impossível de resistir e é por isso que o açúcar ou o carboidrato geram dependência como as drogas mais pesadas e é também por isso que a utilização de medicamentos anti drogas (como a naloxona) auxilia a abandonar esses vício, essa dependência química que é gerada pela ingestão do açúcar ou do carboidrato.

É um preço muito alto a pagar para gera um pequeno (mínimo) pique de energia.

E esse gosto amargo do açúcar ao gerar a depressão se transforma em um mecanismo biológico que produz a tristeza e a fadiga.

Sua energia desaparece e você fica sempre prostrado, você acorda após uma noite de sono e está mais cansado do que quando foi dormir.

E por que isso acontece?

Porque a ingestão do açúcar ou do carboidrato (ou dos dois) libera uma pequena quantidade de serotonina em seu organismo, que, embora pequena é suficiente para diminuir a profundidade de seu sono, as vezes até causar insônia e como é um relaxante deixa você cansado e mole e exausto e caído durante o dia todo.

E como se livrar disso?

Devido a Síndrome de Abstinência que acomete todo aquele que usa drogas, procure adotar um de dois procedimentos: vá diminuindo a quantidade de açúcar e carboidratos que consome (espaçando a ingestão e diminuindo a porção) ou se tiver fibra e disciplina, pare de uma vez, pois você não necessita desse tipo de combustível, visto que o primeiro combustível do corpo humano é a gordura e não o carboidrato.

Se isso for muito difícil para você compre pequenas porções (Eu disse PEQUENAS) de chocolate com 80% de cacau (só encontrável em lojas de alimentos alternativos).

Até mesmo o Dr. José Carlos Souto que é o mais famoso médico praticante da dieta Paleo consome pequenas porções desse chocolate de forma regular.

Outra coisa que ajuda bastante é sair para dar um passeio, o caminhar produz serotonina também e substitui aquela que você pode estar buscando (inconscientemente) ao procurar o açúcar.

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