O único alimento que você não pode comer.

GORDURAEsta é a única restrição
todo o resto você pode comer!

 O alimento que o seu corpo consome em primeiro lugar é a gordura.

Isso sempre foi assim, desde os tempos pré-históricos.

Mas só funciona se você estiver saudável e se alimentar corretamente (ingerindo alimento ao invés de comida).

 Alimento = Comida de Verdade.

Se você estivesse saudável, toda a gordura que ingerisse seria consumida rapidamente (transformada em energia para suas atividades diárias) e logo em seguida seu corpo passaria a consumir as gorduras acumuladas e você emagreceria rapidamente até chegar a um peso saudável (Peso Ideal).

Alguns especialistas acreditam (de forma errada como já vimos) que o alimento que o corpo consome em primeiro lugar é o carboidrato.

A capacidade energética que o  alimento produz (após metabolizado) é denominada caloria.

A quantidade de caloria de um alimento é a capacidade que cada alimento possui para se transformar em energia.

Ou seja: alimentos altamente calóricos produzem grandes quantidades de energia, alimentos de baixa caloria, produzem pouca energia.

Independente de o alimento em si produzir pouca ou muita energia, você não precisa se preocupar com calorias, ela não importam quando você compreende o que realmente deve levar em conta para emagrecer corretamente.

Como já lhe disse não é a quantidade de alimentos que você come (nem a quantidade de calorias que ingere) que irá determinar seu emagrecimento.

E porque não?

Porque não é quanto alimento que você come que faz diferença, o que faz diferença é o que você come.

Por que você deve cortar os carboidratos?

Por tudo que já leu até aqui você compreendeu que o que engorda você é a insulina, pois ela inibe a utilização da gordura como combustível e vai além, fazendo com que a gordura se acumule em áreas localizadas de seu corpo.

Você aprendeu também que a insulina se manifesta em seu corpo através da ingestão de carboidratos.

E o que é exatamente um carboidrato?

Os glicídios ou açúcares ou carboidratos, são a principal fonte de energia para as pessoas que se alimentam errado e engordam.

Para uma pessoa que come Comida de Verdade, a fonte de energia é a gordura.

E a gordura é a fonte de energia mais correta porque ela existe no organismo, independente do que se coma.

Os carboidratos são sempre de origem vegetal (a única exceção é o mel).

A maior fonte de carboidratos na alimentação dos humanos é o açúcar.

Mas os carboidratos também estão presente em outros grupos alimentares:

Os cereais e as farinhas: arroz, trigo, aveia etc.

As raízes e tubérculos: batata, aipim, cenoura, beterraba etc.

As leguminosas: feijão, ervilha, soja etc.

As frutas: banana, manga, maçã etc.

Os produtos industriais: Muitos produtos industriais contém açúcar (inclusive o Bacon de pacote) e é preciso ler os rótulos para descobrir. Por exemplo você sabia que o Shoyu, o Ketchup, alguns vinagres e o molho de mostarda contém açúcar?  Alguns produtos industriais também contém farinha (amido) que é um carboidrato pernicioso que engorda você, como o pão e o macarrão por exemplo.

Os carboidratos se classificam em três grupos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.

Os monossacarídeos são os açúcares simples como a glicose (fabricada pelos vegetais durante a fotossíntese), a frutose (encontrada tanto no mel quanto nas frutas) e a galactose (que está no leite). Os monossacarídeos são solúveis em água.

Os dissacarídeos são formados pela união de dois monossacarídeos, e seus representantes mais conhecidos são a sacarose e a lactose. Os dissacarídeos são solúveis em água. É isso que se encontra dentro de seu açucareiro.

A sacarose é formada por uma molécula de glicose e uma molécula de frutose. È encontrada principalmente na cana-de-açúcar e na beterraba.

A lactose é formada por uma molécula de glicose e uma molécula de galactose. É o açúcar encontrado no leite.

Os polissacarídeos são formados pela união de centenas, e até mesmo milhares, de monossacarídeos e não são solúveis em água.

São polissacarídeos:

O amido (as farinhas obtidas a partir dos grãos).

A celulose (que normalmente são referidas como fibras vegetais).

A quitina: principal constituinte do exoesqueleto (esqueleto externo) dos artrópodes, como os insetos, aracnídeos, crustáceos etc.

Embora os carboidratos sejam essenciais para os seres vivos, em nossa dieta nós os obtemos quase que exclusivamente das folhas verdes e dos temperos vegetais naturais (alho, cebola, cheiro verde, salsa, cebolinha, et.) e é deles que obtemos alguns dos nutrientes que necessitamos visto que a proteína obtemos diretamente da carne.

Isso significa que você
não vai mais poder comer carboidratos?

É claro que não.

Em nossa dieta o único princípio maior é:

Comer Comida de Verdade, como ensinava o Dr. Banting.

E o que é comida de verdade?

É a comida criada por Deus e não pelos homens.

Portanto a característica principal da Dieta Páleo Simplificada consiste em não ingerir nenhum alimento de origem industrial.

Para facilitar costumamos dizer:

Não coma nenhum alimento que venha em saquinhos, caixinhas ou garrafas e você irá emagrecer e permanecer magro.

Para emagrecer e emagrecer bem rápido coma apenas carnes, ovos e folhas.

Evite amidos (todos os grãos, farinhas e macarrão), açúcares (não coma nada que contenha açúcar) e leite.

Depois que você atingir seu peso ideal (o peso correto em termos de sua altura) você pode ir introduzindo em sua dieta alimentos naturais (nunca os industrializados) como frutas, mel e algumas leguminosas (como o feijão) comidas bem parcimoniosamente.

Devido à rapidez do emagrecimento com a Dieta Páleo Simplificada, você pode se permitir sair de sua dieta em alguns eventos sociais que lhe sejam importantes (festas, casamentos, Natal, etc.), mas apenas depois de atingir seu peso ideal.

Se fizer isso parcimoniosamente (significa: sem exageros) com certeza retornará ao seu peso ideal dentro de três dias a uma semana.

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