Os três tesouros de Shaolin

AAA LOGO BUDISTA

OS TRÊS TESOUROS DE SHAOLIN.

Mestre Nemo nos contou que o Templo Budista de Shaolin foi invadido por assaltantes que foram lá em busca de três tesouros fabulosos que diziam que estavam ocultos dentro do templo.

Como os monges desse templo se dedicavam à pratica do Vajramushti ensinado por Bodhidharma o vigésimo oitavo patriarca do Budismo e que mais tarde se tornaria conhecido pelo nome de Kung Fu Shaolin, os assaltantes foram dominados e trazidos ao Abade que lhes perguntou por que haviam invadido o templo.

O chefe dos salteadores disse que estavam em busca dos três tesouros que sabiam que estavam ocultos no templo.

Quando ele disse isso todos os monges em volta do Abade sorriram e ele explicou:

– Sim, é verdade! Temos três tesouros aqui, mas são de uma espécie que nunca poderão ser roubados!

– Então é verdade! Existem mesmo os três tesouros de que o povo fala! Exclamou o bandido arregalando os olhos.

– Sim existem sim e a eles dedicamos a nossa vida. Respondeu o Abade.

– Mas por que o senhor diz que eles não podem ser roubados? Estão tão bem guardados assim?

E diante dos sorrisos dos monges presentes o Abade explicou.

– Não podem ser roubados porque não estão ocultos. Estão a disposição de todos aqueles que ingressem como aprendizes e venham a se tornar monges em nosso templo. Compartilhamos esses tesouros com quem quer que venha a nós em busca da verdade.

– É mesmo? Compartilhariam comigo? Quais são esses tesouros?

– Nossos três tesouros são o Budismo Ch’an (que mais tarde se tornou conhecido como Sun na Coréia e como Zen no Japão) que preserva nossas ações e atitudes; nossa alimentação vegetariana que preserva nossas forças físicas e nos dá a longevidade sem senilidade e; o Kung Fu que nos ajuda a exercitarmo-nos e amparar o povo quando vitimas de desmandos do mundo ilusório da ganância e da ambição.

Naquela época quem se abrigasse em um templo budista obtinha indulto para suas faltas e não era incomum que marginais e políticos que caiam em desgraça pública se asilassem nos templos em busca de redenção e acabassem por transformar suas vidas devido à prática do Budismo.

E Mestre Nemo finalizou a história nos dizendo que as lendas da época afirmam que ao ouvir essa história o chefe do bando de salteadores solicitou abrigo no templo e com ele alguns de seus seguidores ficaram e vieram a se tornar monges.

Esses eram os três tesouros de Shaolin.

Pense nisso, mas pense agora!

Satyananda Apta.

Fique na serenidade do Buda!