Só existem três tipos de alimentos.

ALIMENTOSSó existem três tipos de alimentos:

Só existem três tipos de alimentos: proteínas, gorduras e carboidratos.

Proteínas são todos os produtos de origem animal (embora possa existir proteína nos produtos vegetais também.).

As proteínas compreendem (principalmente), as carnes, os leites (e produtos derivados, também chamados de laticínios) e os ovos. Na Dieta Páleo Simplificada só ingerimos proteínas comendo todo tipo de carne e ovos – evitamos o leite porque ele contém açúcares.

Gorduras são os azeites, os óleos e elementos graxos (se é oleoso é gordura), as manteigas e as margarinas (a gema do ovo também). Na Dieta Páleo Simplificada preferimos a manteiga e o azeite por serem mais saudáveis. Qualquer gordura que faz mal a quem coma carboidratos nos faz bem e se transforma energia em nosso corpo, inclusive as gorduras saturadas. Evitamos apenas a fritura (quando as fazemos utilizamos óleo de coco) e o óleo de canola (que é um óleo produzido industrialmente e não proveniente de um vegetal). E não se preocupe com o colesterol, em geral quem pratica a Dieta Páleo Simplificada tem níveis de colesterol bem abaixo da média das pessoas que ingerem carboidratos. Todas as gorduras, inclusive o colesterol não nos fazem mal porque não ingerimos carboidratos. Não precisamos retirar as gorduras que vem nas carnes e nem deixar de comer bacon (desde que de uma procedência não industrial, que não contenha a “fumaça química”). Algumas dietas recomendam que você corte a gordura porque não sabem que a gordura é um combustível natural para o corpo e só engorda quando ingerida junto com carboidratos. Grande parte desse terror pela gordura vem da pesquisa incorreta que gerou a Pirâmide Alimentar e também do fato de que a gordura contém 9 calorias por grama ao passo que os outros nutrientes (Proteína e Carboidratos) contém apenas 4 calorias por grama. As pessoas que se assustam com isso desconhecem o fato de que não são as gorduras que engordam você e sim os carboidratos.

Carboidratos são os alimentos que contém amido ou glicose em quantidade marcante, ou seja, açúcar, arroz, batata,  beterraba,  cenoura, farinhas, mandioca, inhame e milho. (Como já aprendeu são os carboidratos que engordam e não as gorduras).

Quando ministro cursos de emagrecimento ao vivo, as vezes me espanto com algumas perguntas que me fazem:

Ah mas azeite também é gordura? A margarina também?
É claro que sim, se é oleoso é gordura. Ponto.

Mas o pão tem carboidrato?  E os biscoitos? E o macarrão?
Se é feito de farinha ou se contém glicose, é carboidrato sim senhor.

Nosso grande inimigo é o carboidrato, é ele que nos engorda.

E porque é ele que nos engorda?

Porque a ingestão de carboidrato aumenta a produção de insulina.

A insulina é o regente principal dessa orquestra chamada metabolismo.  Ela atua muito especialmente, chupando a glicose, os aminoácidos e os ácidos graxos para dentro das células, e isso faz você engordar.

Quando você come carboidrato, por ser uma substância nutritiva muito simplificada, é mais rapidamente absorvida pelos intestinos e faz elevar o nível de glicose no sangue.

Isso estimula o organismo a liberar a insulina e a insulina provoca o armazenamento das gorduras na forma de triglicerídeos.

Você não precisa entender desses palavrões todos, mas tem que saber que é IMPOSSÍVEL perder peso na presença de elevados índices de insulina.

Agora procure entender porque contei esse monte de coisas chatas para você.

Você vai emagrecer sim e vai emagrecer muito rápido sem nunca mais voltar a engordar (desde que continue se alimentando com Comida de Verdade), mas eu lhe contei todas essas coisas chatas para que você saiba porque está emagrecendo e saiba o que engorda você pois a resposta a essas duas questões é a mesma:

Evite os carboidratos
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